Quinta dos Pesos Carcavelos
Generoso
1995
Preços
Sócio
57,00 Gfa
57,00 Cx
Não Sócio
60,00 Gfa
60,00 Cx
Vendido em cx de 1 gfa x (0,5l)
  • Notas de prova

Cor topázio. Aroma complexo, algo contido; frutos secos e especiarias. Grande volume de boca, elegante e intensamente aromatizado, com uma acidez viva a equilibrar a doçura. Final longo e persistente.

Designação Oficial: 
D.O.C.

Temperatura de Serviço: 

8/10ºC como aperitivo. 12/14ºC

Teor alcoólico: 

20.50%vol

Longevidade: 

mais de 15 anos. Depois de aberto entre 3 a 4 meses.

Situações de consumo: 

Digestivo
Sobremesas
Sozinho
Observações de consumo: 
A 8/10º C como aperitivo. A 12/14ºC com sobremesas ou como digestivo.
Vinificação: 
Vindima manual das castas Arinto, Galego Dourado, Boal, Rabo de Ovelha, João Santarém e Espadeiro Tinto. Fermentação de todas as castas em conjunto. Fermentação interrompida com aguardente vínica. Estágio durante cerca de 30 Anos em cascos de carvalho de 700 litros, em ullage (técnica em que parte do recipiente onde o vinho estagia fica propositadamente vazia), para melhorar o processo de oxidação.
  • Enólogo
  • Produtor
Observações dos produtores acerca deste vinho: 
A região de Carcavelos deve a sua criação ao Marquês de Pombal, mas foi, no tempo do Rei D. Carlos, por Carta de Lei de 1908, que o Carcavelos obteve a designação de Generoso. Nos anos 60 do século XX a Quinta foi adquirida por Manoel Boullosa, o qual resolveu assegurar a continuidade desta preciosidade e replantar uma vinha com as castas tradicionais e apropriadas nos anos 80 e teve vinho no mercado nos anos 90. A comercialização terminou com a morte do proprietário e a última vindima foi em 2004. Os atuais proprietários da Quinta dos Pesos, que também têm vinhas no Alentejo e são fornecedores do Esporão, pediram apoio para os engarrafamentos dos vinhos e foi assim que David Baverstock, enólogo do Esporão, fez um lote de vinhos, agora comercializado pela empresa Howards Folly.

Howard's Folly Wine

collapse

O produtor Howard's Folly Wine nasce em 2002 fruto da união de um empresário Inglês de Yorkshire, Howard Bilton e de um enólogo Australiano, David Baverstock. Desde o início que o objetivo principal desta união foi revelar o que de melhor as castas portuguesas no terroir alentejano da Serra de São Mamede (Portalegre) têm para oferecer. 
Howard Bilton embora residindo em Hong Kong, é um entusiasta amante de vinhos e admirador dos vinhos de Portugal, especialmente da região do Alentejo. David Baverstock é um enólogo radicado em Portugal e com provas dadas a nível nacional e internacional da sua experiência, saber e criatividade. Para além de ser o diretor de Enologia da casa Howard's Folly, assume idênticas funções no Esporão. Foi considerado enólogo do ano tanto em 2013 como em 2015.
A propriedade conta com 7 hectares na Serra de São Mamede onde encontramos plantadas as castas Touriga Nacional, Aragonez, Syrah, Trincadeira e Alicante Bouschet. Para além das vinhas próprias tem acordos estabelecidos com viticultores locais detentores de vinhas velhas onde podemos encontrar mais de 20 castas (muitas delas que não se conseguem identificar). Esta diversidade permite a vinificação de vinhos únicos.
Desde 2018 a casa Howard's Folly Wine conta com uma moderna adega em Estremoz, a primeira adega "urbana" em Portugal. Situada nas antigas instalações da Sapec Agro Portugal, esta adega conta com equipamentos de topo que permitem extrair o que de melhor as uvas podem dar. 
Howard's Folly Wine mais do que apresentar vinhos no mesmo patamar de qualidade ano após ano, é acima de tudo um pequeno produtor cujo objetivo é sempre produzir o máximo de qualidade em cada colheita.

Clique aqui para visitar o site Howard's Folly Wine