Anselmo Mendes nasceu em Monção em 1962, filho mais velho de uma família que vive da agricultura e do vinho há muitas gerações. Formou-se em Agronomia em Lisboa em 1987, complementou os estudos em Enologia na Universidade Católica no Porto e Bordéus entre 1990 e 1995.
Trabalha em enologia desde 1988 fazendo vinhos com a sua assinatura no Douro, Vinhos Verdes, Dão e Alentejo, com “saltos” aos Açores, Brasil e Argentina. Em 1998 é eleito Enólogo do Ano pela Revista de Vinhos e em 2010 é eleito Produtor do Ano pela mesma revista. Anselmo Mendes tem feito o seu percurso como enólogo cultivando uma paixão em cada região, conhecendo a expressão de cada terra e procurando enaltecer o seu melhor em cada vinho.
Desde sempre estudou e experimentou a casta Alvarinho tanto nacional e internacionalmente tendo o seu nome ligado ao Alvarinho. A adega, na zona do Vale do Minho, é um espaço de experimentação e investigação, a partir de onde a paixão de Anselmo Mendes pelo vinho e pela região ganha forma e gosto. É um lugar de reinvenção, para fazer de cada vinho uma expressão da terra elevada à sua forma mais sublime, um traço cultural, um rasgo de carácter. "Trabalhar como enólogo num país como Portugal é descobrir um universo rico e diverso e responder a um grande desafio: acrescentar ao melhor da natureza o conhecimento, a intuição e a tecnologia." diz-nos Anselmo Mendes. Os seus vinhos são frequentemente referidos pela imprensa mundial como grandes vinhos de forte carácter e personalidade.
Anselmo Mendes tem feito o seu percurso como enólogo cultivando uma paixão em cada região, conhecendo a expressão de cada terra e procurando enaltecer o seu melhor em cada vinho. Hoje, como consultor, conta com vários projetos de sucesso do norte a sul de Portugal e no estrangeiro.