Notícias
Data:
O que aconteceu até 25 de Maio de 2016:
Setembro 2015 - Vindima
Setembro/Outubro 2015 - Maceração pré-fermentativa -> Fermentação -> Maceração pós-fermentativa
Outubro 2015 - Inicio de estágio em barrica (separado por castas)
O que sucedeu a 25 de Maio de 2016:
Elaboração do lote final
Enchimento das barricas com o lote final, onde permanecerá até ao engarrafamento
Antes da prova do lote final, a diretora de viticultura, Eng.ª Ana Mota caracterizou as castas selecionadas para a composição do lote, a Tinta Amarela, a Tinta Roriz, a Touriga Franca e a Touriga Nacional.
Foram então provadas cada uma das castas (individualmente) e o enólogo Eng.º Jorge Alves foi explicando as características organolépticas de cada uma. Após esta prova foi provado o lote final composto pelas quatro castas. Os sócios proprietários puderam sentir por si próprios a influência de cada uma das castas no lote e a descrição do enólogo ajudou a uma melhor compreensão de todas as particularidades deste vinho.
Depois de realizada a prova foi iniciado o enchimento das barricas onde o vinho ficará a estagiar.
Terminada a parte "laboral" da visita, os sócios dirigiram-se para o restaurante da Quinta Nova, o Conceitus, onde puderam degustar na companhia de uma Cabritada à moda do Douro o irmão mais velho do vinho que estiveram a provar, o Quinta Nova Reserva tinto 2013.
Esta refeição que teve como inicio um Caldo de Cebola com Moira acompanhada pelo Pomares branco 2015 e como sobremesa uma Pêra Bêbada em Creme de Limão acompanhada pelo Moscatel do Douro Clã, terminou numa nota alta com um Porto Vintage da Quinta Nova da colheita de 2013.