Notícias
Data:
O comboio é um meio transporte de referência no Douro: chegar à região nele ou passear junto às águas do seu rio é mítico e misterioso, transportando-nos para o passado e sua história. O ’DOURO TGV’ chega a Vila Real, não em forma de comboio, mas de um evento que promete promover o melhor da região, ou seja, precisamente o ‘Turismo’, a ‘Gastronomia’ e o ‘Vinho’, daí as siglas. Promovido e tendo como palco o Regia-Douro Park - Parque de Ciência e Tecnologia, acontece de 10 a 12 de Maio, em Vila Real, a cidade que se quer afirmar como a porta de entrada para o Douro.
‘DOURO TGV - Turismo . Gastronomia . Vinho - Vila Real 2017’: são precisamente os temas que dão origem a este naming que vão dar corpo a três dias de grande “aceleração” na região do Douro. Um evento que se destina aos agentes e às gentes da região; aos diversos alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), futuros embaixadores da região; e todos os players cujas actividades versem turismo, gastronomia e vinho.
Começamos por “forrar o estômago” com a ‘Gastronomia’ a dar mote ao primeiro dia, 10 de Maio. Sob a designação ‘Douro Gourmet’ o programa divide-se em quatro abordagens temáticas: Douro Internacional, Douro Integral, Douro Glocal e Douro Mundial. A moderação fica a cargo de Duarte Calvão – consultor gastronómico da Associação de Turismo de Lisboa, director do Peixe em Lisboa, co-autor do blog Mesa Marcada e que durante vários anos escreveu sobre gastronomia e restaurantes nas páginas do Diário de Notícias – e Teresa Albuquerque, vice-presidente do Instituto Internacional Casa de Mateus. A apresentar casos de sucesso e a debater novas oportunidades para o Douro estarão chefes de renome, gastrónomos e especialistas em produtos como porco bísaro, a maçã, a castanha, o azeite, ervas e flores comestíveis. Não faltarão momentos de degustação, de produtos endógenos, mas também de sabores mais exóticos e inusitados.
A realidade aumentada e a procura de soluções integradoras de serviços e produtos trazem uma nova perspectiva às relações entre clientes e empresas, pessoas e territórios. O tema ‘Turismo’ embarca no ‘DOURO TGV’ na tarde de dia 11. Sob o mote ‘Douro 3.0.’ vai ser explorada a vertente tecnológica ligada ao turismo: as viagens são cada vez mais planeadas com base em visitas prévias, feitas através do mundo digital. Quem navega no Douro? Uma questão com duas dinâmicas – em sentido lato e do ponto de vista virtual – e que será abordada no evento. Neste dia serão apresentados alguns projectos de investimento turístico que estão previstos para o Douro.
Fonte: Regia Douro Empreendedor