Notícias
Data:
O Mundo do Vinho – World of Wine (WoW) é a nova proposta da The Fladgate Partnership, dona do The Yeatman, para a margem sul do Douro e conta com cinco grandes áreas. A sua concretização vai obrigar à demolição de alguns armazéns.
O Mundo do Vinho vai ocupar, inicialmente, uma área de 30 mil metros quadrados, podendo crescer posteriormente mais 7500 metros quadrados. Num comunicado que acompanha o dossier de imprensa, Adrian Bridge escreve que este é “um momento histórico para transformar o espaço para novos usos”, argumentando que esta é “uma oportunidade rara para qualquer cidade”. No local onde vai nascer o projecto, e na presença de vários convidados, incluindo o vereador do Turismo da Câmara do Porto, Manuel Aranha, o empresário disse que o complexo será "uma atracção com impacto mundial", porque é preciso mais do que oferta hoteleira para continuar a cativar turistas. "É necessária uma oferta inconfundível, diferenciada e da mais alta qualidade. Muitos parecem confundir o crescimento do turismo com a oferta de hotelaria. Sem nada para os visitantes fazerem, haverá excesso de alojamento", defendeu. Na zona de armazéns propriedade do grupo empresarial, que se estende abaixo do The Yeatman, vai nascer uma nova praça, em anfiteatro, em torno da qual será possível contactar com várias experiências ligadas ao vinho e à região.
Os investidores estimam que o Mundo do Vinho receba, nos primeiros tempos, 560 mil visitantes. O projecto de potencial interesse nacional (PIN) é "um dos maiores projectos de desenvolvimento num centro urbano, não apenas em Portugal, mas na Europa", afirmou Adrian Bridge, antes de pegar na pá e, na companhia do autarca de Gaia, afastar um pedaço de terra que simbolizou o arranque da obra. O licenciamento é já a seguir.
Fonte: Público