Novidade
Porto Quinta de Ventozelo Colheita
Generoso
2014
Porto
Preços
Sócio
28,50 Gfa
28,50 Cx
Não Sócio
30,00 Gfa
30,00 Cx
Vendido em cx de 1 gfa x (0,75l)
  • Notas de prova

Cor tijolo carregada, com laivos vermelhos. Grande complexidade aromática, com notas de sultanas, figos secos e tâmaras e um ligeiro toque a mentol e eucalipto. A boca com grande estrutura e frescura, confirma as notas balsâmicas. Final prolongado, intenso e aveludado.

Designação Oficial: 
D.O.C.

Temperatura de Serviço: 

14 a 16ºC

Teor alcoólico: 

20.00%vol

Longevidade: 

Em cave 15 a 20 anos. Depois de aberto cerca de 2 meses.

Harmonizações: 

  • Este Porto pode ser bebido sem qualquer acompanhamento ou a acompanhar queijos de média intensidade |
  • sobremesas ricas à base de ovos |
  • doces variados de frutos secos e especiarias.

Situações de consumo: 

Sobremesas
Sozinho
Vinificação: 
Vindima manual com seleção criteriosa. Receção das uvas na adega, inspeção e desengace. Maceração pré-fermentativa de 48 horas. Fermentação em cubas de inox com controlo de temperatura interrompida com adição de aguardente no momento exato. Estágio em cascos até ao engarrafamento (2024).
  • Castas
  • Região
  • Enólogo
  • Produtor

Tinta Amarela

Tinta Barroca

Touriga Franca

Porto

collapse

O "Vinho do Porto" distingue-se dos vinhos comuns pelas suas características particulares: uma enorme diversidade de tipos em que surpreende uma riqueza e intensidade de aromas incomparáveis e uma persistência muito elevada, quer de aromas, quer de sabor, para além de um teor alcoólico elevado (geralmente entre os 19 e os 22% vol.), numa vasta gama de "doçuras" e grande diversidade de cores.

Observações dos enólogos acerca deste vinho: 
2014 foi um ano fresco e limpo, com um inverno e primavera húmidos que conduziram a uma maturação precoce. Testemunhámos um recorde de pluviosidade durante o mês de Setembro, com níveis que ultrapassaram os registos dos últimos 80 anos, levando a claras diferenças de qualidade entre parcelas vindimadas antes e depois das chuvas.
Observações dos produtores acerca deste vinho: 
Este é o primeiro Vinho do Porto da Quinta de Ventozelo, que produzimos quando adquirimos a Quinta, em 2014. Dez anos passados e para assinalar este marco importante, apresentamos uma edição limitada deste Vinho do Porto Colheita 2014 – um vinho marcado pela passagem do tempo e pela espessura da madeira.

Quinta de Ventozelo

collapse

Das mais antigas e enigmáticas Quintas do Douro, a Quinta de Ventozelo é mais do que um lugar cheio de História. É um santuário natural que oferece uma experiência única em todos os sentidos. No passado as suas terras foram cultivada pelos Monges de Cister, com registos já desde 1288. Mas é em 1500 que os Fidalgos da Quinta do Poço a adquiriram e a fundaram como Quinta. Ao longo dos anos, diferentes mãos foram moldando estas terras. Passaram da cultura cerealífera à vinha, mantendo as hortícolas e a extensa mata mediterrânica que cobre as suas encostas.

Situada na margem esquerda do Douro, ao chegar a Ervedosa, a Quinta de Ventozelo é das mais bonitas e impressionantes da região. Este vasto anfiteatro sobre o rio são “as portas do silêncio do Douro”, onde o tempo parece correr mais devagar. A tranquilidade e a ligação plena à Natureza são o valor intangível principal desta Quinta.

As condições excecionais de solo e clima de Ventozelo propiciam uma vitivinicultura de excelência. De entre todas as espécies e culturas que aqui coabitam, esta é a que predomina. Os cerca de 200 hectares, com mais de um milhão de videiras plantadas, estendem-se desde a margem do Douro, a cerca de 130 metros, até ao alto da quinta, acima dos 500 metros, onde as uvas atingem notável frescura. O objetivo da equipa técnica é potenciar a diferenciação e a excelência desta terra, a partir da sua diversidade de altitudes, exposições, idade das vinhas, densidade de plantação, variedade de castas e sistemas de condução. Compreender esta complexidade e adaptar as melhores práticas vitícolas para obter vinhos únicos, é um desafio aliciante. Cada vinho de Ventozelo preserva a essência deste lugar, sempre com a elegância e equilíbrio dos grandes vinhos do Douro.

 

Em 2014 esta Quinta passa a pertencer à Gran Cruz Porto, a maior empresa exportadora de Vinho do Porto a nível mundial, que já vinificava as suas uvas desde 2011. Num envolvimento total com este lugar e o seu terroir, todo o trabalho desenvolvido pelo grupo tem como principal foco privilegiar e preservar a sua simplicidade e autenticidade. O desafio a que se propõe passa por afirmar o prestígio e notoriedade da marca Ventozelo, fugindo à rotina e explorando novos caminhos que cruzam tradição e modernidade.