Novidade
Casa de Rodas Alvarinho
Branco
2023
Vinhos Verdes
Preços
Sócio
17,01 Gfa
102,06 Cx
Não Sócio
17,90 Gfa
107,40 Cx
Vendido em cx de 6 gfa x (0,75l)
  • Notas de prova
Cor amarelo citrino-palha. Aroma complexo, ligeiramente floral e frutado, notas de cardomomo e lavanda. Na boca é muito equilibrado, fresco e envolvente, boa estrutura e acidez vibrante. Final agradável.
Designação Oficial: 
D.O.C.

Temperatura de Serviço: 

10/12ºC

Teor alcoólico: 

13.00%vol

Longevidade: 

8 a 10 anos

Harmonizações: 

  • Marisco |
  • Peixes Gordos |
  • Aves |
  • carnes brancas e queijos. Compatível com dietas vegetariana e vegan.

Situações de consumo: 

Aperitivo
Com a refeição
Vinificação: 
Colheita manual, desengace total, prensagem dos bagos inteiros em prensa pneumática de uma forma suave. Clarificação estática do mosto por frio a 12ºC durante 48h. Fermentação durante 3 semanas com temperaturas entre os 14ºC e os 22ºC. Estágio sobre borras finas durante 6 meses.
  • Castas
  • Região
  • Enólogo
  • Produtor

Alvarinho

Vinhos Verdes

collapse

A Região Demarcada dos Vinhos Verdes estende-se por todo o noroeste de Portugal, na zona tradicionalmente conhecida como Entre-Douro-e-Minho. Tem como limites a Norte o rio Minho, que estabelece parte da fronteira com a Espanha, a Sul o rio Douro e as serras da Freita, Arada e Montemuro, a Este as serras da Peneda, Gerês, Cabreira e Marão e a Oeste o Oceano Atlântico. Em termos de área geográfica é a maior Região Demarcada Portuguesa, e uma das maiores da Europa.

Fonte: Vinho Verde

Observações dos produtores acerca deste vinho: 
Criado e moldado por Anselmo Mendes e pelo prestigiado terroir de Monção & Melgaço, este Alvarinho personifica 100 anos de herança vinícola da Casa de Rodas. Originalmente construída em 1566, a Casa de Rodas é uma propriedade histórica em Monção adquirida pela família Symington em 2020. Solar tipicamente minhoto, além da área de vinha e jardim na propriedade, consta ainda uma capela datada de 1768. A propriedade de 27,5 hectares tem uma rica história na região do Vinho Verde. Na década de 1920, foi a primeira a exportar comercialmente o vinho Alvarinho, com a casta claramente – e orgulhosamente – indicada no rótulo.

Symington Family Estates

collapse
A Symington Family Estates é um dos maiores produtores mundiais de vinho do Porto premium, o principal proprietário de vinhas no Alto Douro e um dos principais produtores de vinho de Portugal.
Uma família de origem britânica e portuguesa que vive e trabalha em Portugal desde o século XIX. Esta empresa familiar, gerida pela 4.ª e 5.ª geração, baseia-se num profundo compromisso com o povo de Portugal, as suas terras e os seus vinhos. Hoje, 10 membros da Symington trabalham no negócio da família, comprometidos em produzir os melhores vinhos do Porto e vinhos e em desenvolver as conquistas das gerações anteriores.
São proprietários e gerem quatro das grandes casas históricas de vinho do Porto, Graham's, Cockburn's, Dow's e Warre's. Produzem também um conjunto de vinhos do Douro que consiste na Quinta do Vesúvio, Quinta do Ataíde, Altano, Prats & Symington (uma parceria com reconhecimento mundial que produz Chryseia e Post Scriptum) e, na região de Portalegre no Alto Alentejo, a Quinta da Fonte Souto.
São os principais proprietários de vinhas no Douro com 26 Quintas, abrangendo um total de 2.255 hectares, dos quais 1.024 hectares plantados com vinha. A restante área (mais de 1.200 hectares) é essencialmente vegetação natural mediterrânica com alguns olivais e pomares de citrinos. A maior vinha é a Quinta do Vesúvio, no Douro Superior, com 133 hectares e, a mais pequena, é a Quinta da Madalena, de 7 hectares, no vale do Rio Torto. Todas as vinhas são geridas ao abrigo de uma política rigorosa de intervenção mínima e 112 hectares seguem o regime de Modo de Produção Biológico, fazendo desta a maior área de vinha biológica certificada no norte de Portugal.
Em 2017, adquiriram uma magnífica propriedade de 207 hectares, a Quinta da Fonte Souto na Serra de São Mamede, parte da sub-região de Portalegre, no Alto Alentejo.