Notícias
Data:
Após três anos de realização do Vinho Verde Wine Fest na Alfândega do Porto e registando uma média anual de 25 mil visitantes, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) decidiu internacionalizar o conceito para um dos principais mercados de exportação do Vinho Verde: o Brasil.
Dada a elevada apetência internacional e o crescimento das exportações de Vinho Verde, a CVRVV considerou que este era o momento certo para criar um novo evento destinado a consumidores no mercado brasileiro – um mercado mais conhecedor e com mais cultura de consumo de vinhos, beneficiando ainda do facto de os Vinhos Verdes serem dotados de um perfil que casa na perfeição com o clima e com a gastronomia do Brasil.
O Vinho Verde tem vindo a conhecer uma metamorfose em crescendo, que revela novos produtores, novos vinhos e uma aposta forte na elevada qualidade de cada colheita, correspondendo gradativamente às tendências internacionais de consumo.
Em pouco mais do que uma década, entre 2004 e 2015, o crescimento das exportações dos Vinhos Verdes para o Brasil foi na ordem dos 300 %. A facturação em 2016 foi de 3M€, correspondendo a cerca de 1,3 milhões de litros. A exportação de Vinho Verde tem sido exponencial, ano a ano, como resultado do investimento e do trabalho que, ao longo do tempo, a CVRVV e os produtores têm vindo a realizar no país.
O plano estratégico da CVRVV para 2017 contempla um investimento de mais de 300 mil euros com o objectivo de destacar o Vinho Verde como um produto único no mundo e muito adequado ao mercado brasileiro, criando tendência.
Nos últimos anos, a Região exportou para o Brasil perto de 2 milhões de litros de vinho, o que o tornou o quarto maior destino de exportação em volume e o quinto em valor. A 26 e 27 de Maio, o Iate Clube foi palco de uma celebração do que de melhor se pode provar na Região: cerca de duas dezenas de produtores, um Chef de renome em Portugal – Renato Cunha - e muitas harmonizações deram o mote para um Vinho Verde Wine Fest com sotaque do Rio e características indiscutivelmente frescas, leves mas marcantes, como um bom Vinho Verde deve ser.
Fonte: CVRVV