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A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo submete amanhã ao CEF-T 2016 a candidatura da 3ª e última fase do projeto Douro’s Inland Waterway, no valor de €59M.
A ser aprovada, a verba vinda de Bruxelas destina-se à execução das grandes obras estruturais contempladas no projeto, como a correção do Canal Navegável do rio Douro nos troços de Cotas-Valeira e Saião-Pocinho, num total de cerca de 24 quilómetros, (€33,8M), e a reabilitação das cinco eclusas (€21,6M) .
“As obras de aprofundamento e alargamento do rio vão permitir aumentar a capacidade de calado das embarcações, aumentar o grau de segurança no tráfego, bem como possibilitar uma maior fluidez, uma vez que vai ser possível o cruzamento de embarcações onde de momento está interdito”, realçou a APDL.
Esta 3ª fase contempla ainda a instalação de ajudas e apoio à navegação (€3M), que se traduz na instalação de sinalização com características compatíveis para os caudais do Douro, aumentando a fiabilidade de segurança do utilizador e dotando a VND de equipamentos de segurança.
Estas ações permitirão à VND colocar-se nos standards europeus de navegação em águas interiores, permitindo que o seu trafego seja efetuado ininterruptamente.
Recorde-se que a APDL já apresentou em Bruxelas os resultados da 1ª fase do projeto, na qual se desenvolveram todos os estudos e projetos necessários para as respetivas obras. A presença nesta sessão da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, que tutela a VND, reforça a importância deste projecto para a região e para o país.
Esta primeira fase foi comparticipada pelo CEF-T – Connecting Europe Facility for Transport – Call 2014, com um valor de investimento aprovado de 4,7 milhões de euros.
A 2ª fase (€13M) tem ainda em curso dois grandes projetos, o Safer and Sustainable Acessibility e o River Information Services (RIS).
A execução deste projetos vai permitir a instalação de novos meios de comunicação (VHF e AIS) em toda a VND, ter informações online de alguns aspetos importantes para a navegação, como cotas e caudais.
Permite ainda a instalação do Centro de Controlo à Navegação, na Régua, com redundância em Leixões, que irá possibilitar um maior apoio e controlo a todos os seus utilizadores, tanto no segmento turístico como comercial.
O projeto Douro’s Inland Waterway 2020 representa um grande desafio para a APDL, atendendo a que é um projeto estruturante, crítico e determinante para garantir o desenvolvimento sustentável do Douro e região circundante.
Colocar a Via Navegável do Douro em patamares de qualidade e segurança de acordo com os standards exigidos a nível europeu no contexto da rede principal das RTE-T, é o principal objetivo do projeto que, além de reforçar o crescimento regional, contribuindo para a captação de fluxos turísticos e para o desenvolvimento da economia local, contribui ainda para uma alternativa de transporte sustentável e limpa.
Fonte: PressMedia