Notícias
Data:
As alfaces romanas cresceram graças ao sistema Veggie, aquilo que a NASA colocou de comparável a uma horta no espaço, com o objetivo de perceber melhor o funcionamento e crescimento das plantas num ambiente sem gravidade.
À medida que a conquista do Espaço vai tomando forma, há cada vez mais perguntas por responder e não apenas as relacionadas com a origem do Universo ou com a existência ou não de extraterrestres. As dúvidas prevalecem sobre questões como a diversidade gastronómica que será possível “emigrar”.
Já sabemos que há a bordo da Estação Espacial Internacional uma horta, que até já “deu frutos”, ou mais propriamente vegetais. Estamos a falar do sistema Veggie, que a NASA quer amadurecer, para poder oferecer aos futuros viajantes espaciais um meio de alimentação sustentável.
Tal "agro laboratório" pode vir a ter um lugar reservado à viticultura é uma possibilidade, segundo a investigadora responsável pelo projeto. “Ter uvas para vinho seria um desafio interessante”, afirmou Gioia Massa em declarações ao Gizmodo.
“Temos vindo a trabalhar com algumas árvores de fruto anãs desenvolvidas pelo USDA [departamento de agricultura norte-americano] e já ouvimos dizer que também têm vinhas anãs, por isso, se as plantas forem suficientemente pequenas (…) seria certamente possível cultivá-las”.
Fonte: SapoTek