Notícias
Data:
Mais de 70 jornalistas e importadores estrangeiros credenciados,
num evento que revela vinhos raros com 150 anos e novidades
por entre um total de 3.000 rótulos de 350 produtores
A principal experiência do vinho em Portugal traz à cidade do Porto a mais representativa comitiva internacional de jornalistas e importadores especializados. São mais de 70 os profissionais estrangeiros já credenciados, parte dos quais cumprirá um programa específico de provas e ações paralelas, que inclui a participação no evento e visitas a regiões vitivinícolas portuguesas. ESSÊNCIA DO VINHO – PORTO realiza-se de 23 a 26 de fevereiro, no Palácio da Bolsa.
A grande novidade desta 14ª edição é o “Portugal Wine Connection”. Trata-se de uma sessão exclusiva, que pela primeira vez reunirá importadores e jornalistas estrangeiros credenciados a produtores e enólogos representados no evento. A prova in loco de vinhos e o contacto direto entre agentes económicos, líderes de opinião e importadores, que atuam em 14 mercados externos, tem o duplo objetivo de aumentar a notoriedade dos vinhos portugueses representados no ESSÊNCIA DO VINHO e proporcionar novas oportunidades de negócio.
“Entendemos testar este modelo como forma de dar um retorno suplementar aos produtores de vinho presentes no evento. Além disso será uma oportunidade para que os jornalistas e importadores estrangeiros associem rostos aos vinhos, o que certamente facilitará o esclarecimento de dúvidas e aumentará o impacto do possível ‘feedback’ acerca desses vinhos nos mercados de origem dos jornalistas e importadores. O ´Essência do Vinho – Porto’ já se assumiu como um evento europeu de referência no setor e cada vez mais quer também contribuir para o reforço da notoriedade de Portugal e dos vinhos portugueses”, explica Nuno Pires, diretor da Essência do Vinho.
A ação realiza-se no primeiro dia, 23 de fevereiro, das 16h30 às 18h30, no Salão Árabe do Palácio da Bolsa.
Nesse mesmo dia inaugural, mas durante a manhã, será promovida a prova “TOP 10 Vinhos Portugueses”, com a presença de 40 jornalistas, críticos de vinhos e sommeliers de 12 nacionalidades. Cerca de 60 vinhos pré-selecionados pela revista WINE – A Essência do Vinho, que obtiveram as pontuações mais elevadas pelo painel de provas da publicação durante o último ano, serão sujeitos a uma derradeira avaliação por este júri internacional. Os vinhos brancos, tintos e fortificados que alcançarem as classificações mais altas nesta prova constituirão o “TOP 10 Vinhos Portugueses”, que será divulgado durante um jantar na Feitoria Inglesa, sexta-feira, dia 24. Alexandre Lalas (revistas “Gula” e “WINE”, Brasil e Portugal), Christine Krieger (revista Meininger, Alemanha), Isabelle Moreira Lima (jornal “O Estado de São Paulo”, Brasil), José Peñín (crítico de vinhos, Espanha), Jeremy Stockman (Watson’s Wine, China), Mauro Pirovano (sommelier, Reino Unido), Moonsong Bang (wine educator, Coreia do Sul), Takenori Beppu (wine educator, Japão) ou Thomas Vaterlaus (revista Vinum, Suíça) são apenas alguns dos jurados.
O evento é uma organização da EV-Essência do Vinho, em parceria com a Associação Comercial do Porto, com o apoio da Câmara Municipal do Porto.
Fonte: EV-Essência do Vinho