Porto Quinta Nova L.B.V.
Generoso
2017
Porto
Cima Corgo
Preços
Sócio
18,05 Gfa
18,05 Cx
Não Sócio
19,00 Gfa
19,00 Cx
Vendido em cx de 1 gfa x (0,75l)
  • Notas de prova

Cor rubi opaca. Aromas complexos com evidentes notas de amoras e mirtilos maduros. Boca cheia e volumosa, boa estrutura. Intenso e profundo, bom equilíbrio. Final muito longo.

Designação Oficial: 
D.O.C.

Temperatura de Serviço: 

14 a 16ºC

Teor alcoólico: 

19.50%vol

Longevidade: 

16 a 18 anos

Harmonizações: 

  • Sobremesas à base de chocolate |
  • frutos vermelhos e queijos fortes

Situações de consumo: 

Sobremesas
Observações de consumo: 
Aconselha-se o consumo no próprio dia, não devendo ultrapassar os 3 dias. Este Porto por não ser filtrado, irá apresentar depósito no fundo da garrafa aconselha-se a sua passagem para um decantador.
Vinificação: 
Vindima manual. Desengace total. Fermentação em lagares mecânicos com controlo de temperatura. Fortificado naturalmente com aguardente vínica. Este LBV estagia em cascos durante 4 anos.
  • Castas
  • Região
  • Enólogo
  • Produtor

Vinhas Velhas - Tintas

Porto

collapse

O "Vinho do Porto" distingue-se dos vinhos comuns pelas suas características particulares: uma enorme diversidade de tipos em que surpreende uma riqueza e intensidade de aromas incomparáveis e uma persistência muito elevada, quer de aromas, quer de sabor, para além de um teor alcoólico elevado (geralmente entre os 19 e os 22% vol.), numa vasta gama de "doçuras" e grande diversidade de cores.

Observações dos produtores acerca deste vinho: 
2017 foi um ano extremamente seco e quente principalmente, a partir de junho. A evolução das condições climáticas teve como consequência o adiantamento significativo do ciclo vegetativo, fazendo com que a vindima tenha sido uma das mais precoces de que há memória. A ausência prolongada de precipitação e ocorrência de temperaturas muito elevadas conduziram a um forte stresse hídrico, térmico e luminoso, numa fase precoce do ciclo, condicionando a evolução da parede vegetativa da videira e tendo tido um impacto na produção, nomeadamente pela desidratação ocorrida nos cachos. A pressão hídrica e as temperaturas elevadas sentidas durante o período de maturação conduziram a um aumento da concentração. A colheita oportuna proporcionou mostos de grande qualidade, com bons níveis de açúcar e compostos fenólicos.

Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo

collapse

A Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, com 120 hectares, 85 dos quais plantados com vinha classificada com a Letra A, situa-se junto do Pinhão e está integrada na Região Demarcada do Douro desde a sua instituição, em 1756.

Ao longo dos tempos, todo o património histórico da quinta tem sido cuidadosamente preservado - a casa senhorial oitocentista, hoje hotel do vinho, a capela de estilo barroco datada de 1795, a capela do século XVII que se situa junto ao rio, os pomares, a azenha e a adega de 1764. Renovamos as tradições, mas respeitamos a autenticidade da paisagem.

O nome "Quinta Nova" tem origem na nova quinta que foi criada após a junção de duas quintas. Nossa Senhora do Carmo relaciona-se com a santa padroeira da capela que foi construída no século XVII, junto à margem do rio Douro. Naquela perigosa zona do rio, os tripulantes dos barcos rabelos eram vítimas de frequentes naufrágios, suplicando pela protecção daquela santa. Assim, durante o séc XVII, na sequência de uma promessa dos mareantes, foi construída a pequena capela, albergando uma imagem em pedra desta padroeira e renomeando a propriedade para Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo.