Destaque
Anselmo Mendes Parcela Única Alvarinho
Branco
2020
Vinhos Verdes
Monção e Melgaço
Preços
Sócio
34,20 Gfa
34,20 Cx
Não Sócio
36,00 Gfa
36,00 Cx
Vendido em cx de 1 gfa x (0,75l)
  • Notas de prova
Cor amarelo citrino com nuances de amarelo palha. No nariz é intenso e muito complexo, belas notas flores campestres, mineralidade e de notas de madeira (frutos secos, baunilha e caramelo) muito bem integrada no conjunto. Na boca destaca-se uma acidez vibrante, muito equilibrado e estruturado com ligeiras notas da barrica. Final longo com ligeiras notas de fumo.
Designação Oficial: 
D.O.C.

Temperatura de Serviço: 

10/12ºC

Teor alcoólico: 

13.00%vol

Longevidade: 

10 anos

Harmonizações: 

  • Marisco |
  • Peixes Gordos |
  • carnes brancas e massas apaladadas.

Situações de consumo: 

Com a refeição
Vinificação: 
Feito com uvas de uma só parcela colhidas à mão. Prensagem muito suave de uvas inteiras desengaçadas. Clarificação com frio por período longo. Fermentação em barricas novas de carvalho francês de 400 litros. Estágio nestas barricas durante 9 meses com bâtonnage sobre borras totais. Estágio de 12 meses em garrafa.
  • Castas
  • Região
  • Enólogo
  • Produtor

Alvarinho

Vinhos Verdes

collapse

A Região Demarcada dos Vinhos Verdes estende-se por todo o noroeste de Portugal, na zona tradicionalmente conhecida como Entre-Douro-e-Minho. Tem como limites a Norte o rio Minho, que estabelece parte da fronteira com a Espanha, a Sul o rio Douro e as serras da Freita, Arada e Montemuro, a Este as serras da Peneda, Gerês, Cabreira e Marão e a Oeste o Oceano Atlântico. Em termos de área geográfica é a maior Região Demarcada Portuguesa, e uma das maiores da Europa.

Fonte: Vinho Verde

Observações dos produtores acerca deste vinho: 
Fazer vinhos que sejam reconhecidos e exprimam a originalidade da terra onde nascem é a minha paixão. Essa terra é Portugal. Aqui desejo criar vinhos de excelência, que acrescentam valor e sejam um produto cultural projectando a identidade portuguesa. Vinho branco feito de uvas da casta Alvarinho provenientes de uma só parcela da nossa Quinta da Torre. A Quinta da Torre é rica em solos de origem granítica de textura franco-arenosa, terraços fluviais e aluviões, sendo o Terroir ideal para a casta Alvarinho. Um vinho que revela o que de mais puro e original tem a casta Alvarinho. O perfil deste vinho é a apologia da elegância e complexidade.

Anselmo Mendes Vinhos

collapse

Anselmo Mendes Vinhos é uma empresa sediada em Melgaço que produz vinhos da casta Alvarinho, Loureiro e blends de Vinho Verde.
Começou a produção numa adega tradicional em 1998 onde possui uma pequena vinha em patamares 100% Alvarinho, exposta a sul-poente, de elevada densidade e condução baixa. Hoje esta adega designada Anselmo Mendes Produções é um centro de experimentação e investigação dedicado à casta Alvarinho e sua zonagem. Os vinhos daqui oriundos farão parte duma colecção bem identificada, aberta a provas da comunidade cientifica, críticos da especialidade e enófilos.