Notícias
Data:
O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto I. P. (IVDP) promove, hoje 10 de setembro, a primeira edição do Port Wine Day, uma grande celebração internacional do vinho do Porto. Foi precisamente neste dia, em 1756, que foi criada aquela que é região vitivinícola demarcada e regulamentada mais antiga do mundo, o Alto Douro Vinhateiro, através da criação da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro. Um seminário sobre gastronomia e vinho com especialistas nacionais e internacionais e uma prova de Vintage da primeira década do séc. XXI são os pontos-chave deste evento que decorre na Alfândega do Porto, a partir das 9h00. Um grande encontro de especialistas, jornalistas, produtores, empresas e apaixonados pelo vinho do Porto.
De acordo com o presidente do IVDP, “o Port Wine Day é uma homenagem ao vinho do Porto e à Região Demarcada do Douro, aos produtores, aos comerciantes e a todos os intervenientes que ao longo da história consolidam o vinho do Porto como embaixador da região, da cidade e do país no mundo. Esta é uma grande festa que celebra a denominação de origem Porto e que gostaríamos de realizar anualmente”. conclui Manuel de Novaes Cabral.
“Desafios do mercado vinícola asiático” e “O futuro da harmonização da gastronomia e vinhos” são os temas do seminário aberto ao público, entre as 9h00 e as 13h00, que decorrerá em inglês. Entre os oradores internacionais estão, entre outros especialistas, a Master of Wine que chega de Hong Kong e que é considerada a 7ª mulher mais influente do mundo do vinho, Debra Meiburg, e Ferrán Centelles, que foi Sommelier do conceituado restaurante espanhol elBulli.
Nesta celebração não podiam faltar os produtores de vinho do Porto que, a partir das 15h00, promovem uma prova de Vintages da primeira década do séc. XXI para um grupo de convidados de jornalistas e especialistas nacionais e internacionais.
A Região Demarcada do Douro foi criada no dia 10 de setembro de 1756 através do Alvará de Instituição da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro.
Inscrições para seminário (entrada livre): [email protected]
Prova: acesso reservado