Notícias
Data:
O Barca Velha 2008 é o primeiro vinho português não fortificado a atingir os 100 pontos na revista norte-americana
A colheita Barca Velha 2008 recebeu 100 pontos - a pontuação máxima - pela revista especializada em vinhos Wine Enthusiast. Este vinho torna-se então o primeiro de origem portuguesa a atingir a pontuação máxima numa publicação norte-americana de referência.
O enólogo responsável pelos vinhos da Casa Ferreirinha há mais de 10 anos, Luís Sottomayor, referiu que é "um grande motivo de orgulho ver o trabalho da nossa equipa reconhecido ao mais alto nível".
"Esta distinção nunca antes alcançada representa, acima de tudo, o reconhecimento do esforço constante que a Casa Ferreirinha tem feito desde 1952 para assegurar a sustentada melhoria dos vinhos DOC do Douro, cotando-se hoje como a marca de referência da região junto da mais exigente crítica internacional e de um crescente número de consumidores", acrescenta ainda Sottomayor num comunicado enviado às redacções.
Quando, em 2008, a colheita foi lançada, o enólogo responsável pelos vinhos da Casa Ferreirinha, afirmou que este era um vinho "de grande gabarito, um vinho para conhecedores porque demora a mostrar-se. É preciso tempo e paciência para ele revelar tudo o que vale. E é muito".
Recorde aqui a entrevista que Sottomayor deu ao GPS em 2016, pelo lançamento deste vinho.
Barca Velha, o mais famoso vinho português – que não é lançado para o mercado todos os anos (se não for excepcional, é declarado "apenas" Reserva Especial, uma espécie de segunda divisão de luxo).
Fonte: Revista SÁBADO