Novidade
Destaque
Quinta da Carregosa Reserva
Branco
2022
Douro
Preços
Sócio
9,03 Gfa
54,18 Cx
Não Sócio
9,50 Gfa
57,00 Cx
Vendido em cx de 6 gfa x (0,75l)
  • Notas de prova
Cor amarelo citrino limpida. Aroma mineral e frutado com notas de lima, gengibre, baunilha e pétalas de rosa. Boca com estrutura elegante bem equilibrada com uma acidez fresca. Final macio e floral.
Designação Oficial: 
D.O.C.

Temperatura de Serviço: 

8/10ºC

Teor alcoólico: 

13.00%vol

Longevidade: 

4 a 5 anos

Harmonizações: 

  • Pratos de peixe |
  • Carnes brancas |
  • saladas mediterrânicas e pratos da cozinha oriental.

Situações de consumo: 

Com a refeição
Sozinho
Vinificação: 
Vindima manual. Esmagamento e desengace total. Maceração pelicular pré-fermentativa durante 48 horas. Decantação a frio durante 48h Fermentação com controlo de temperatura. Estágio parcial de 4 meses em barricas novas de carvalho francês.
  • Castas
  • Região
  • Enólogo
  • Produtor

Gouveio

Rabigato

Viosinho

Douro

collapse

Durante a ocupação romana já se cultivava a vinha e se fazia vinho nos vales do Alto Douro. A história da região é simultaneamente fascinante e cruel, desde os tempos imemoriais em que o Douro era sobretudo esforço e violência, que foi amansando e evoluindo, permitindo-nos desfrutar de uma das mais espantosas "paisagem cultural, evolutiva e viva" do país, actualmente reconhecida como Património Mundial pela UNESCO.

De salientar também o facto de ter sido a primeira região demarcada e regulamentada do mundo, aquando da criação pelo Marquês de Pombal, da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, em 1756.

A região, rica em microclimas como consequência da sua acidentada orografia, divide-se em três sub-regiões - Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior, produzindo-se em cada uma delas vinhos de qualidade brancos, tintos e rosados, vinhos espumantes, licorosos e ainda aguardentes de vinho com especificidades próprias.

Da globalidade do volume de vinho produzido na Região Demarcada do Douro, cerca de 50% é destinada à produção de "Vinho do Porto", enquanto que o restante volume é destinado à produção de vinhos de grande qualidade que utilizam a denominação de origem controlada "Douro" ou "Vinho do Douro".

Merece também destaque o Vinho Regional Duriense cuja região de produção é coincidente com a Região Demarcada do Douro.

Fonte: Instituto da Vinha e do Vinho, I.P.

Observações dos produtores acerca deste vinho: 
A vinha da Quinta da Carregosa, que deu origem a este vinho, foi plantada há cerca de 15 anos, ao longo de uma encosta xistosa, em sistema de patamares horizontais de 2 linhas de videiras. Tem uma exposição solar de sul/poente e altitude de 510 metros do nível do mar.

Quinta da Carregosa

collapse

O projeto da marca Quinta da Carregosa consiste na produção de vinhos de quinta. As primeiras vinhas foram plantadas há cerca de 80 anos e o seu solo foi removido de forma manual num esforço ímpar, que só os homens do Douro foram capazes de conseguir. As vinhas da Quinta da Carregosa estendem-se por uma encosta xistosa de cerca de 40 hectares, que beneficiam de uma exposição solar privilegiada, e que se elevam a uma altitude de entre os 200 e 500 metros do nível do mar. Atualmente a quinta possui uma grande diversidade de castas autóctones, criteriosamente escolhidas em função da especificidade do seu terroir, para assim se obterem vinhos de quinta premium e de forte identidade.

A HISTORIA
Em 1909, José da Costa, um homem duriense já com saber, feito da luta e da experiência da vinificação do vinho do Porto e apaixonado por esta zona bela que lhe enche a alma, constrói a Quinta da Carregosa. O seu filho, Serafim da Costa, foi um extraordinário apoiante e impulsionador, tanto com o seu labor como com o seu entusiasmo e pedagogia. Maria Irene Costa e Manuel Costa, filha e neto de Serafim da Costa, herdam um passado e ao qual dão continuidade com o mesmo trabalho duro e persistente. Fernando Costa, jovem enólogo e filho de Manuel Costa, traz consigo a inovação, os conhecimentos técnico-científicos, a vontade de dar continuidade ao legado familiar, projetando, assim, um futuro de excelência na produção e comercialização das marcas da agora denominada Carregosa Vinhos Lda. O forte investimento realizado nas vinhas e em equipamento nos últimos anos atesta a confiança e delineia objetivos que os proprietários têm no seu projeto.