Notícias
Data:
Anselmo Mendes é o novo presidente da Associação de Produtores de Alvarinho (APA) de Monção & Melgaço. É um dos maiores enólogos portugueses e foi com a casta Alvarinho que, em 1998, começou a produzir. A fermentação de barricas de madeira, bem como o uso de técnicas de vinificação antigas, como a curtimenta, são alguns dos métodos que tornam os seus vinhos completamente diferenciados no universo dos brancos, conferindo-lhe mesmo o epíteto de Sr. Alvarinho.
A nova direcção conta ainda com Joana Santiago, da Quinta de Santiago, e com Paulo Rodrigues, da Quinta do Regueiro, considerada produtor do ano nos 'óscares' do vinho neste ano de 2020. Para além de ser inédito a eleição de uma mulher para funções de direcção, Joana Santiago e Paulo Cerdeira são dois jovens produtores que têm encantado nos últimos anos. Em suma, a união da juventude com o mais consagrado produtor de Alvarinho torna-se um blend que promete imenso.
Diga-se ainda que a votação foi unâmime por parte dos associados da Associação de Produtores de Alvarinho.
Em termos de objectivos, diga-se que os novos órgãos sociais, têm como objectivo a criação da Denominação de Origem Monção & Melgaço, mantendo a aposta firme na promoção do território, aproximar-se mais o relacionamento com os associados. Noutro âmbito, cimentar uma defesa activa dos direitos dos produtores da sub-região e uma materialização técnica da razão da diferenciação de Monção & Melgaço são outras metas do novo elenco.