Notícias
Data:
O Dão Capital está de regresso a Lisboa nos dias 23 e 24 de novembro. O evento organizado pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão acontece no Estúdio Time Out Market Lisboa e a entrada é gratuita.
São 34 pequenos e grandes produtores do Dão que viajam até Lisboa para darem a conhecer à capital os seus néctares. Através dos tintos, brancos, rosés e espumantes das sete sub-regiões do Dão - Alva, Besteiros, Castendo, Serra da Estrela, Silgueiros, Terras de Azurara e Terras de Senhorim – os apreciadores de vinho vão poder descobrir e deixar-se encantar por uma região onde carácter e elegância são palavras de ordem. No Dão Capital vai poder contar, claro está, com outras iguarias, como o Queijo Serra da Estrela e enchidos da região, para uma experiência gastronómica de excelência.
E pela primeira vez, o Dão Capital rende-se ao copo de vinho inteligente – o gadget que regista as preferências do consumidor. O copo de vinho simplifica a vida de todos, uma vez que deixam de ser precisos blocos de notas e máquinas fotográficas para anotar todas as informações sobre os vinhos favoritos. No início do evento é realizada a identificação de cada visitante através da associação ao chip incorporado no copo de vinho. Depois, o enófilo só tem que passar o seu copo nos dispositivos dos 34 produtores e ficam automaticamente registadas as suas preferências. No final do evento, é enviado a todos os participantes um sumário dos vinhos selecionados, respetivas características e pontos de venda. O copo de vinho vai estar disponível por três euros.
No Dão Capital, os visitantes vão poder participar, de forma gratuita, nas provas comentadas agendadas para os dois dias. Na sexta-feira Luís Lopes vai ser o anfitrião das provas “A Frescura do Encruzado” (16h00) e “Arte do Lote” (18h00), e, no sábado, das provas “O Perfume da Malvasia Fina” (16h00) e “Dão de Platina” (19h00), com os três vinhos premiados no concurso Dão de 2018.
Ainda na sexta-feira, João Paulo Martins lidera as provas “O Renascido Jaen” (17h00) e “Dão com idade” (19h00). No dia de sábado, além das provas com Luís Lopes, sobe a palco também Valeria Zeferino, para as provas “A sublime Touriga Nacional” (17h00) e “Estórias que a vinha antiga conta” (19h00). A participação nas provas comentadas está sujeita a inscrição, no próprio dia do evento.
fonte: Time Out Market Lisboa