Eventos
Excepcionalmente em Fevereiro o Jantar com provas de Vinhos teve lugar na segunda semana do mês, Terça-feira 7 de Fevereiro (a 3ª terça feira é 14 de Fevereiro, dia dos namorados, o Restaurante da Casa da Música encontrava-se lotado).
Desta vez os vinhos foram do produtor Esporão, apresentados pelo enólogo David Baverstock. São vinhos da Herdade do Esporão (Alentejo) e da Quinta dos Murças (Douro)
As raízes da Herdade do Esporão, e a sua tradição vitícola, remontam aos tempos pré-históricos das culturas megalíticas e da Idade do Bronze. Porém, já durante a ocupação romana, os vinhos, do então povoamento do Esporão, eram exportados para todo o Império. Os limites da Herdade foram estabelecidos em 1267 e foram mantidos, praticamente inalterados, desde a sua constituição.
Em pleno coração do Alentejo, 600 Hectares de vinha das melhores castas, abraçam uma enorme barragem, num clima e geologia de excepção.
A Quinta dos Murças juntou-se ao universo Esporão em Outubro de 2008. Localizada no Cima Corgo, numa extensão de 3,2 km da margem norte do Rio Douro e área total de 150 hectares, a Quinta dos Murças é uma quinta clássica do Douro, composta por 60 hectares de vinhas, com diferentes idades e exposições, respeitando as curvaturas e declives naturais do terreno. Os restantes hectares que compõem a Quinta dos Murças são constituídos por cerca de 6.000 pés de oliveiras, um laranjal e ainda cerca de 70 hectares de terreno florestal, com aptidão para novos plantios.
Programa:
18:30 – Receção dos Sócios
19:00 – Prova comentada pelo Enólogo David Baverstock
Vinhos à prova:
Esporão Verdelho branco 2016
Assobio tinto 2015
20:00h – Jantar
Entrada
Sopa de peixe
Esporão Reserva branco 2015
Prato Principal
Lâminas de perna de vitela com funcho estufado e molho de coentros
Quinta dos Murças Reserva tinto 2010
Sobremesa
Torta cremosa de ovo com gelado de citrinos
Esporão Late Harvest (Colheita Tardia) 2015
A prova teve lugar às 18:30h, e o jantar começou às 20:00h.
Porto, Restaurante da Casa da Música, Terça-feira 7 de Fevereiro