Eventos
Apresentação da Quinta de Ventozelo por Rui Danif em Lisboa. Prova comentada pelo enólogo José Manuel Sousa Soares. (Lisboa 27 de Junho)
A Quinta de Ventozelo é uma das maiores e mais antigas propriedades da Região Demarcada do Douro. As suas origens remontam ao início do século XIX, antes de ser referenciada no mapa do Barão de Forrester, em 1848. As primeiras colheitas terão sido feitas pelos monges de Cister, que povoaram a região, durante a Idade Média, desempenhando um papel importante no fomento da agricultura local.
À prova estiveram os vinhos Quinta de Ventozelo rosé 2017 e o Quinta de Ventozelo Viosinho 2016. No jantar a acompanhar as entradas o Quinta de Ventozelo Malvasia Fina branco 2016, a acompanhar o prato principal o Quinta de Ventozelo Blend tinto 2015 e a acompanhar a sobremesa o Porto Quinta de Ventozelo LBV Prefacies 2011.
O Chef Pedro Adevinha, do restaurante Falstaff (Lisboa) preparou a seguinte ementa: como entrada salada de lagosta e vieiras com paté de sapateira e espuma thermidor, como prato principal carré de borrego com puré de trigo sarraceno e molho titziaki e como sobremesa pudim Abade de Priscos em crocante. De referir que a pedido dos sócios presentes e do enólogo o Chef e sua equipa foram chamados para um agradecimento e ovação pela forma como os pratos servidos harmonizavam com os vinhos apresentados.