Casta tinta criada por Henry Bouschet, entre 1865 e 1885 em França, resultante do cruzamento entre as castas Petit Bouschet e a Grenache. É uma casta “tintureira” (com polpa vermelha), apresentando bagos redondos de cor negra e cachos grandes.



Tinto · 2021
Alentejo
Preços
Vendido em cx de 6 gfa x (0,75l)
Vindima manual. Seleção manual e desengace total seguido de esmagamento cuidado. Fermentação com remontagens e “délestage” a temperaturas controladas em pequenas cubas de inox. 9 meses de estágio parcial em barricas usadas.
IVA incluído. Stock sujeito a existência. Entregas só em Portugal.
Casta tinta criada por Henry Bouschet, entre 1865 e 1885 em França, resultante do cruzamento entre as castas Petit Bouschet e a Grenache. É uma casta “tintureira” (com polpa vermelha), apresentando bagos redondos de cor negra e cachos grandes.


A Aragonez é uma das castas tintas mais conhecidas da Península Ibérica. Originária de Espanha, onde toma o nome de “Tempranillo”, é também conhecida por Tinta Roriz na região do Douro.


A Trincadeira é uma casta especialmente cultivada nas regiões do Alentejo e do Douro (onde é designada por Tinta Amarela). É uma casta que apresenta cachos médios e compactos e bagos médios e arredondados.
É sensível às doenças e à podridão (se os bagos apanharem chuva apodrecem facilmente), por isso desenvolve-se melhor em climas secos e muito quentes. Os vinhos produzidos são ricos em cor e aromas (especialmente frutados e vegetais), ligeiramente alcoólicos e com boas condições para o envelhecimento.


Por norma utiliza-se o termo “Vinhas Velhas” para designar um conjunto de castas com muitos anos de vida (geralmente idades superiores a 60/70 anos).
Antigamente não era habitual utilizar a plantação separada por castas. As castas eram plantadas misturadas pois, uma vez que era raro uma doença atacar todas as estirpes ao mesmo tempo, protegia-se a produção desta forma. Era normal existir mais de 35 variedades plantadas no mesmo lote de terreno.
Com o passar dos anos certas castas foram deixando de ser plantadas em detrimento de outras que, segundo o critério de cada viticultor, tinham melhores atributos.
Hoje em dia muitas vezes não é possível identificar todas as castas que compõem um talhão de “Vinhas Velhas”, mas todas as “Vinhas Velhas” têm em comum as baixas produções por hectare e uma maior concentração de todos os componentes na uva.

O plantio da vinha nesta região data do período romano, como atestam vestígios vários dessa época, nomeadamente graínhas de uva descobertas nas ruínas de São Cucufate, perto da Vidigueira, e alguns lagares romanos.Os primeiros documentos escritos sobre o plantio da vinha datam do século XII.



Nasce em 1955 em Adelaide, no sul da Austrália. Licenciado em Enologia (1977) pelo Roseworthy Agricultural College, Austrália.
Enólogo na Saltram Wine Estates (Barossa Valley) de 1980-1981; Enólogo nas Caves Aliança em 1982; Enólogo na Croft de 1983 a 1984; Enólogo da Symington Port Group de 1985-1991 e desde 1992 é o Enólogo e Director Técnico da Herdade do Esporão.
David Baverstock trabalhou também como consultor no Douro, para a Quinta de la Rosa de 1991 a 2002, para a Quinta do Crasto de 1994 a 1999 e para a Quinta do Fojo de 1996 a 2000. Em 2001 foi também consultor da Juvenal Ferreira (produtores de cortiça) e da Quinta do Moinho no Algarve.
Em 1999 David Baverstock, foi considerado o enólogo português do ano.