Novidade
Gáudio
Rosé
2015
Alentejo
Preços
Sócio
6,18 Gfa
37,08 Cx
Não Sócio
6,50 Gfa
39,00 Cx
Vendido em cx de 6 gfa x (0,75l)
  • Notas de prova

Cor salmão. Aroma floral com notas de frutos vermelhos e um leve toque cítrico. Na boca é suave e equilibrado. Bom final.

Designação Oficial: 
Regional

Temperatura de Serviço: 

9/10ºC

Teor alcoólico: 

12.50%vol

Longevidade: 

3 a 4 anos

Harmonizações: 

  • Gastronomia oriental |
  • Ostras gratinadas |
  • Pratos de frutos do mar.

Situações de consumo: 

Com a refeição
Vinificação: 
Uvas selecionadas e posteriormente prensadas inteiras em vácuo sem qualquer esmagamento ou desengace. Suave pressão e fermentação do mosto.
  • Castas
  • Região
  • Enólogo
  • Produtor

Aragonez

Touriga Nacional

Alentejo

collapse

O plantio da vinha nesta região data do período romano, como atestam vestígios vários dessa época, nomeadamente graínhas de uva descobertas nas ruínas de São Cucufate, perto da Vidigueira, e alguns lagares romanos.Os primeiros documentos escritos sobre o plantio da vinha datam do século XII.

Na imensidão de horizontes planos, ou quase planos, o Alentejo tem como acidentes orográficos mais importantes as serras de Portel (421 m), Ossa (649 m) e S. Mamede (1025 m).

É no entanto nas elevações isoladas que se geram os microclimas propícios ao plantio da vinha e que conferem qualidade às massas vínicas.

A posição meridional e a ausência de relevos importantes são responsáveis pelas características Mediterrânica e Continental do clima. A insolação tem valores bastante elevados, o que se reflecte na maturação das uvas, principalmente nos meses que antecedem a vindima, conferindo às uvas uma desejável acumulação dos açúcares e de matérias corantes na película dos bagos.

As vinhas localizam-se na sua maioria, em substrato geológico de rochas plutónicas (granitos, tonalitos, sienitos e sienitos nefelínicos), sendo contudo de salientar a diversidade de manchas pedológicas nas quais as vinhas são instaladas (nomeadamente manchas xistosas e argilo-calcárias).

É igualmente importante referir que os melhores terrenos são eleitos para a cultura cerealífera e exploração agro-pecuária, enquanto que a vinha e a oliveira, dada a sua rusticidade, assentam nos solos com fraca capacidade de uso.

A similitude das características organolépticas dos vários VQPRD do Alentejo acrescida pelo facto de o consumidor os associar genericamente à referida menção, justificam a Denominação de Origem "Alentejo", na qual estão incluídas as seguintes 8 sub-regiões: "Portalegre", "Borba", "Redondo", "Reguengos", "Vidigueira", "Évora", "Granja-Amareleja" e "Moura".

O Vinho Regional "Alentejano" é produzido em toda a região vitivinícola Alentejo. 

 

Fonte: Instituto da Vinha e do Vinho, I.P.

Observações dos produtores acerca deste vinho: 
Gáudio Rosé, um blend de Touriga Nacional (80%) e Aragonez (20%). Um vinho gastronómico pleno de vivacidade e juventude.

Ribafreixo Wines

collapse

A Ribafreixo Wines é uma empresa de carácter inovador, com visão para o futuro e ambiciosa que actua no coração da Região do Alentejo e que tem como principal actividade a produção de vinho. Desde 2007 que Mário Pinheiro  e Nuno Bicó, juntamente com o conceituado enólogo Paulo Laureano, têm vindo a produzir vinhos tintos e brancos de excelência.

Há dois tipos de sonhadores: os que se perdem em devaneios e os que procuram dar forma concreta às suas visões. Mário Faria Pinheiro e Nuno Bicó pertencem ao segundo género. Com percursos e formações distintas convergiram num núcleo essencial de afinidades, que incluem paixão, rigor e capacidade estratégica aplicadas ao sonho de produzir vinhos de exceção. Em 2007 nasce a Ribafreixo Wines  em Vidigueira, região alentejana com grande tradição vitivinícola. E conseguiram que a realidade superasse a melhor ficção. Em apenas três anos compraram 28 parcelas de terrenos abandonados, que transformaram numa propriedade única e uniforme com uma área de 114 hectares, ligada ao sistema de regadio da barragem do Alqueva. Recuperaram algumas das vinhas pré-existentes e plantaram novas extensões, com castas portuguesas, sendo algumas autóctones da região de Vidigueira. A Herdade do Moinho Branco situa-se na rota da principal rodovia do Baixo Alentejo, a 500 metros da vila da Vidigueira, enquadrada por uma paisagem de vinhas e oliveiras e delimitada pelo relevo da serra do Mendro.

Em 2012 abrimos a nossa nova Adega de 4 mil metros quadrados. Um projeto ambicioso que nos permitirá produzir cerca de 1500,000 garrafas de vinho por ano de uma forma sustentável e qualitativa devido à tecnologia de ponta que instalámos para a produção dos nossos vinhos. O moderno edifício que se situa entre as extensas vinhas da Ribafreixo Wines não deixa ninguém indiferente, sendo visível sua dimensão da principal estrada que liga Évora a Beja – IP2.